domingo, 28 de novembro de 2010

Dicas para você ensaiar bem.




O ensaio é muito importante e essencial para sua preparação no ministério de dança. É ali que nós conhecemos sobre a dança Cristã, aprendemos um pouco sobre o que Deus fala a respeito do nosso ministério e é ali que nossa habilidade é testada. Realmente os ensaios são muito importantes para o crescimento do Grupo e para cada um em particular.
É muito importante comparecermos a todos os ensaios mas, é claro que algumas vezes acontece alguma coisa que é preciso faltar e quando isso acontecer o mais importante e avisarmos o líder com antecedência para que isso não prejudique o resto do grupo. Enfim, o ensaio é feito para ajudar a liberar nossos dons dentro de cada membro de equipe, na area de movimento, coreografia e criatividade e também nos ajuda a fortalecer e solidificar nosso propósito de adorar o Senhor através da dança e nos leva a ter contato com outros que ministram nessa área, o que geralmente traz encorajamento e apoio.

Dicas:

1. Sempre prenda o cabelo para seus ensaios. O cabelo solto ou em rabo-de-cavalo atrapalha o desempenho ( pois pode cair nos olhos, na boca). É aconselhável fazer um coque.
2. No ensaio você deve se esquecer de tudo e prestar bastante atenção à coreografia. Deixe o relógio em casa. Ficar olhando para o relógio toda hora é tão desconfortável! É preferível também que não use cordão/colar ou brincos, pois eles em certos momentos atrapalham a concentração.
3. O vestuário básico para o ensaio é uma calça e uma camiseta de tecido maleável para facilitar os movimentos. A Sapatilha (ou meia) é insubstituível pois facilita o movimento dos pés alem de evitar que você os machuque.
4. Procure não se atrasar para chegar ao ensaio. Além de ser meio sem graça, você pode perder alguns exercícios de alongamento, o que não é bom.
5. Se na hora que você chegar estiverem dançando alguma música espere até o final dela para começar a ensaiar. Assim você se alonga um pouco e não atrapalha quem está dançando.
6. Converse o mínimo possível enquanto estiver sendo passada uma coreografia. Mas também não é para ficar feito múmia, sem nada falar. É legal comentar algumas coisas, que tornam o ensaio mais descontraído e mais divertido.
7. Fique bem atenta às correções das suas colegas, mesmo que não seja com você. Além de ser interessante ficar por dentro de tudo, você pode acabar percebendo que está cometendo o mesmo erro da pessoa ao lado.
8. Sempre, sempre procure ir além do que você foi no ensaio passado. Não se conforme com o que já conseguiu, queira sempre, sempre mais. Se não consegue, Deus te capacita. Em algum tempo você verá que progrediu naquilo que você se empenhou.
9. E uma a coisa muito importante… Ao dançar,mesmo no ensaio ministre adoração à Deus.
OBS: Não se esqueça da expressão, pois as vezes por estar no ensaio você acha que não precisa estar expressiva, mais lembre-se mesmo no ensaio você está adorando a Deus e o que você faz no ensaio você acaba fazendo na hora da ministração.


Por: Ana Clara Barros

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Dança de Celebração

    





 É uma dança que comemora, honra, louva, exalta, aclama, glorifica, e reverencia.
    A dança de celebração pode quebrar os grilhões dos pés de qualquer pessoa que tem se sentido pesada pelas preocupações da vida. A medida em que as pessoas dançam diante do Senhor, elas recebem forças, esperança e o favor do Senhor as envolve.
    Esse tipo de dança também une as pessoas e prepara para a jornada na presença do Senhor. Pode usar bandeiras, fitas e panos para ilustrar atmosfera de celebração. De certa forma estão abrindo caminho para o Senhor.
   É uma dança de festa, alegria onde todos juntos Glorificam o nome dAquele que é Digno, Jesus.

   Na bíblia encontramos todos o grandes eventos ou ajuntamentos do povo, referenciados como “festa”:

- Festa na Pascoa - Lv. 23: 4,5;
- Festa da Colheita - Lv. 23: 9,10;
-. Festa das Barracas ou cabanas - Lv. 23: 33,34;
-. Festa do Pai Amoroso - Lc. 15:25.

Nessas festas, era comum o ajuntamento para agradecer ao Senhor e oferecer-lhe sacrifícios pelas bênçãos recebidas naquele período, e isso se fazia através de ritos litúrgicos e posteriormente, cantos, danças e comida farta de acordo com cada motivo de celebração.


Tempo de Festa

Diante do Trono

Este é um tempo de festa
Este é um tempo de louvor
Pra celebrar aquele que primeiro nos amou
Transformou nosso choro em riso
Nos deu novas vestes de louvor
Prá celebrar aquele que primeiro nos amou

Nos tirou do império das trevas
E nos deu perdão e paz
Arrancou todas as feridas
Nos fez felizes demais

Festa, alegria
É uma dança de celebração
Ao único digno
Jesus, seu nome é Jesus
Festa, alegria
É um povo que se reúne aqui
Diante do trono do Rei
Do Rei dos reis
Seu nome é Jesus

Cantamos de alegria ô ô ô ...
Dançamos de alegria ô ô ô ...
Pulamos de alegria ô ô ô ...
Gritamos de alegria ô ô ô ...

Festa, alegria
É uma dança de celebração
Ao único digno
Jesus, seu nome é Jesus
Festa, alegria
É um povo que se reúne aqui
Diante do trono do Rei
Do Rei dos reis

Cantamos de alegria ô ô ô ...
Dançamos de alegria ô ô ô ...
Pulamos de alegria ô ô ô ...
Gritamos de alegria ô ô ô ...